Guia prático para preenchimento de briefing
Um passo a passo facilitador para tirar suas dúvidas na hora de preencher todos os campos necessários.

Introdução
Boas-vindas à nossa seção de orientação ao cliente para preenchimento de briefing!
Acredite, este briefing é bem simples de ser preenchido, e este material vai deixar o processo ainda mais rápido e prático. Preparamos uma orientação para cada item do questionário, de forma que você consiga repassar as informações solicitadas, bem como entender o propósito e a importância de completar o briefing com o máximo de riqueza de informações. Quanto mais completo o levantamento de informações sobre sua empresa e seus propósitos, melhor a contribuição para o sucesso da sua campanha e da nossa parceria. Então vamos lá?
Dados do cliente
Esta seção é preenchida pelo vendedor, e não pode ser alterada. Caso você perceba alguma informação equivocada, por favor entre em contato com seu consultor para a correção.
Além disso, mesmo se você fechar a aba, você pode retornar ao preenchimento do briefing acessando o formulário pelo e-mail que recebeu.

Questionário
1. Para qual tipo de cliente você vende?
Aqui, selecione qual é o tipo de seu público alvo.

2. Qual é o seu objetivo almejado com a campanha?
Selecione a opção que melhor descreve o seu objetivo principal para a campanha. Caso você acredite que mais de uma opção seria necessária, ou tiver dúvidas sobre sua escolha, você poderá acrescentar essa observação ao final do questionário.
A seguir, apresentamos com mais detalhes cada uma das opções.
- vendas online: se a venda ocorrer diretamente pelo e-commerce, marque a opção “vendas online”;
- gerar oportunidades de vendas por meio de formulários online: se a venda ocorrer indiretamente, e seu cliente precisa primeiro preencher um formulário de interesse no seu site ou fanpage, esta é a melhor opção para seu negócio;
- gerar oportunidades de vendas por meio de ligações telefônicas e Whatsapp: se o objetivo é a captação de possíveis clientes, considere a opção de formulário ou botão de WhatsApp/ligação telefônica. É importante considerar como a sua equipe recebe melhor esses contatos (por e-mail, ligação ou WhatsApp);
- gerar oportunidades de vendas por meio de visitas na loja física: se o objetivo é levar possíveis clientes à sua loja física, marque “Gerar oportunidades de vendas por meio de visitas na loja física”;
- tráfego de usuários no site: se você possui um blog, ou outro conteúdo rico em seu site, e procura levar tráfego para ele, marque “Tráfego de usuários no site”;
- alcançar o maior número visualizações dos anúncios: se você busca visibilidade e alcance através de impressões, selecione “Alcançar o maior número visualizações dos anúncios”.

3. Liste e detalhe as principais categorias de produtos e/ou serviços:
Se a sua empresa oferece a venda de produtos, considere a categoria que mais gera vendas e os seus principais produtos. Agora, se a sua empresa oferece serviços, liste os 3 serviços mais relevantes e procurados pelo seu cliente.

4. Qual o valor do Ticket Médio dos principais produtos listados pela anunciante?
Aqui precisamos que informe qual é o seu ticket médio. Para fazer este cálculo, basta dividir o valor total de vendas do mês, dividido pela sua quantidade de vendas.

5. Nos ajude a criar anúncios com potencial de identificação com o seu público. Descreva o problema que o seu produto/serviço se propõe a resolver para o cliente:
Considere qual a principal “dor” do seu cliente e como o seu produto/serviço age sobre ela. Além disso, qual a situação do seu cliente após a entrega do produto/serviço?

6. O que você acredita que o cliente mais valoriza no seu produto/serviço?
É importante considerar o que seus clientes mais valorizam no seu negócio: descreva em detalhes para que esta informação possa ser usada como um diferencial no anúncio.

7. Descreva alguns termos de buscas que você considera importante para suas campanhas:
Neste momento, pense como seu cliente. Se você fosse buscar o seu produto, como o faria? Seu cliente procura por uma marca específica, usa termos mais técnicos ou faz buscas mais amplas? Escreva os termos de busca mais importantes.

8. Cite ao menos três concorrentes diretos que aparecem nos resultados das buscas para as principais palavras-chave do seu negócio:
Faremos uma análise da sua concorrência para identificar o que funciona no seu segmento, e identificar pontos de melhoria que podemos utilizar como referência.

9. Qual é a margem média de lucro em vendas novas no último mês?
Para este cálculo, faça a divisão do lucro do mês pela receita total do mês e multiplique o resultado por 100.

10. Ao longo de um ano, quantas vezes em média o cliente adquire ou retorna adquirir os seus produtos/serviços principais?
Considere a periodicidade em que seus clientes precisam do seu produto ou serviço.

11. Qual é a abrangência que a sua empresa atende?
Considere se o valor do frete é compatível com a distância, ou se há outros pormenores que possam inviabilizar o atendimento em amplas regiões.

12. Dentro da abrangência que você atente, qual é a mais vantajosa? Por quê?
Pense na localização do seu público-alvo, onde ele se concentra e quais os benefícios de atender tal região. Com um orçamento limitado, por exemplo, é válido afunilar o local de veiculação da campanha e trazer leads que tenham maior possibilidade de conversão.

Se você prefere que a campanha seja veiculada todos os dias sem restrição, selecione a opção:
“Opto pela recomendação da TRÁFEGO PRO em não restringir a veiculação da campanha.”
Mas, se o seu negócio é um serviço de urgência, por exemplo, em que não cabe a captação de leads para que a sua equipe atenda os possíveis clientes no horário de atendimento, opte pela restrição de dias ou horário.

13. Quais as formas de pagamento que sua empresa aceita?
Selecione as formas de pagamento que sua empresa aceita. Caso haja alguma forma diferenciada de receber pagamento, descreva-o nas suas considerações finais.

14. Existe alguma promoção acontecendo no momento ou prevista para iniciar nos próximos 90 dias? Se sim, qual?
Essas informações sobre ofertas permitem que nossa equipe multidisciplinar de estrategistas consiga aproveitar melhor o período vigente da campanha, distribuindo recursos na sazonalidade mais adequada para o seu negócio.

15. Iremos obter agilidade para conquistar resultados se partirmos de uma análise técnica de sua conta atual. Você possui conta no Google Ads?
Se você não possui uma conta no Google Ads, basta clicar em "NÃO", e criaremos uma conta do zero, visto que você nunca anunciou no Google Ads antes. Ou, ainda que tenha feito, não tem mais esta conta a disposição.
Porém, se você já possui uma conta do Google Ads, insira o ID no campo ao lado e enviaremos uma solicitação de acesso para o seu e-mail, juntamente com um tutorial de liberação. Usaremos a sua conta como um ponto de partida, analisando pontos fortes para continuidade.

16. Seu site é uma loja virtual e a venda acontece pelo próprio site?
Se sim, e caso você já possua uma conta no Merchant Center, acesse o tutorial destacado em azul para adicionar a Tráfego Pro como usuário administrador.
Se você ainda não tem uma conta no Merchant Center, não se preocupe. Preparamos um tutorial completo para criação de conta na plataforma, também destacado em azul. Além disso, também deixamos uma caixa selecionável para você indicar caso precise de suporte para esta liberação.

17. Toda mensuração de resultados em suas campanhas será feita através do Google Analytics. Para realizar as devidas configurações e integrações de interfaces, precisaremos do acesso administrativo. O seu site possui o Google Analytics instalado?
Se você não possui uma conta, criaremos uma e enviaremos o código ou faremos a instalação do mesmo no seu site.

O Google Analytics é muito importante para mensurar os resultados da campanha. Se você já possui uma conta no Google Analytics, acesse o tutorial para liberação de acesso “administrador” para o nosso e-mail: metricas@trafegopro.com.
18. Códigos de rastreamento do tráfego de usuários no seu site serão gerados pela ferramenta Google Tag Manager e deverão ser adicionados ao código fonte do seu site. O seu site possui o Google Tag Manager (GTM) instalado?
Caso você não tenha o GTM instalado, não tem problema pois realizamos essa instalação no seu site. Agora, se você já tiver instalado, basta liberar o acesso para a nossa equipe (preparamos um tutorial com o passo a passo de como liberar esse acesso, caso você tenha dificuldade nessa etapa).

19. Aqui você pode deixar quaisquer informações adicionais que considera importante:
Como já mencionado anteriormente neste tutorial, para finalizar, esta última questão serve como um campo em aberto para que você possa discorrer sobre quaisquer informações adicionais que julgar necessárias.

Ficou com alguma dúvida sobre o preenchimento do briefing? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato: